ENTENDA COMO A WEAVINN PRETENDE REVOLUCIONAR O SETOR TÊXTIL

Tempo de Leitura: 5 minutos

A Weavinn tem uma visão ambiciosa: tornar-se a melhor comunidade online da indústria têxtil brasileira.

No início de junho, a empresa irá lançar a versão beta da sua plataforma interativa para um grupo restrito de pessoas que participarão da fase de teste e as inscrições já estão abertas através do site da Weavinn. Já a primeira versão pública está prevista para o início do segundo semestre de 2021. Além de permitir a criação de perfis profissionais completos para pessoas ou empresas do ramo têxtil, ela também apresentará uma ferramenta de busca otimizada.

A seguir, entenda porque a construção dessa comunidade online é do interesse de todos os profissionais do mundo têxtil.

UMA INDÚSTRIA DESVERTICALIZADA

O Brasil é considerado a maior cadeia produtiva têxtil do Ocidente, integrando desde a produção de algodão até o mercado consumidor. Mas, ao contrário do que costumamos ver em países asiáticos, a indústria brasileira é desverticalizada e fragmentada: uma empresa corta, outra estampa, outra costura.

Como consequência, o setor têxtil brasileiro é constituído por mais de 25.000 empresas, sendo a grande maioria micro ou pequenas. Esse número considera apenas o mercado formal: algumas estimativas apontam que a informalidade do setor gira em torno de 50%.

Cada uma dessas empresas é um elo de uma cadeia de atividades em sequência linear, desde o beneficiamento e fiação de fibras, passando pela tecelagem, até a confecção final. Considera-se que o setor emprega hoje 8 milhões de brasileiros, trabalhadores diretos ou indiretos.

CONECTAR OS ELOS

Entre as unidades produtivas, existem grandes diferenciações em termos de tamanho, de escala de produção e de padrão tecnológico. Essas diferenças influenciam nos prazos, nos níveis de preços e na produtividade.

Como consequência, para cada tipo de projeto existem inúmeras combinações de empresas e de pessoas que juntas podem levá-lo a cabo, com resultados diferentes: mais rápido, mais barato ou com melhor qualidade.

Para garantir as melhores escolhas, muitas marcas líderes no mercado acabam criando departamentos de outsourcing, cuja missão é vasculhar a indústria têxtil nacional para achar as empresas e pessoas certas para produzir os seus produtos.

Empresas menores que não podem pagar por esse luxo geralmente trabalham com redes de parceiros menores e mais fechadas, tendo acesso limitado ao resto do mercado por falta de recursos. Afinal, procurar novas conexões custa tempo e dinheiro.

Surge então a pergunta: Como – e com quem – se conectar? 

Porém a primeira pergunta a ser feita, e que muitas vezes é esquecida, é: de que tipo de redes de contato estou precisando?

MODELOS DE REDES DE CONTATOS

A globalização e a abertura do mercado para as importações nos anos 90 aumentaram a pressão sobre a indústria nacional. Internamente, a volatilidade do mercado, as mudanças de hábitos de consumo e os avanços da tecnologia forçam as empresas do setor a serem constantemente mais competitivas.

Essa busca pela competitividade passa pela ampliação do horizonte de oportunidades dessas empresas. Para isso, elas podem atuar em várias frentes:

  • prever tendências e descontinuidades para poder antecipar as suas ações;
  • promover cooperações com outras empresas do setor que complementam seus recursos e capacitações;
  • trabalhar sobre preço, serviço e valor percebido. Isso envolve otimização de processos, redução de custos, ampliação da linha de produção e serviços.

Para atuar em qualquer uma dessas frentes, uma empresa precisa fechar parcerias cada vez mais eficientes dentro do próprio setor têxtil. Essas parcerias podem ser contratações de outras empresas da cadeia, para obter insumos mais baratos, de melhor qualidade, com melhor tecnologia ou com condições de entregas mais vantajosas. Podem ser contratações de serviços de consultoria, por exemplo. Também podem ser contratações de funcionários com competências específicas.

Como já dito acima, algumas parcerias podem também ser cooperações entre empresas:  a colaboração permite que criem valor, reduzam a concorrência, obtenham acesso a novos recursos e criem novas oportunidades.

Em todos casos, a chave do sucesso de um empreendimento está na sua capacidade de ativar as conexões certas quando necessário e conectar os elos. Consequentemente, todo empreendedor deveria procurar manter uma rede de contatos grande e adequada às necessidades e valores dele. Afinal de contas, ter muitos contatos sempre foi uma vantagem.

Naturalmente, as principais conexões entre empresas, pessoas e clientes dentro da cadeia têxtil são relações de compras e vendas correntes. A fiação vende o fio para a malharia, o designer vende os desenhos para a confecção, a confecção vende o produto para o varejista e assim por diante. Criar uma rede de contatos que tem um interesse econômico direto em trabalhar com você, seja por faturamento ou por comissão, pode ser assimilado ao conceito de networking.

Mas os benefícios da sua rede de conexão podem ser maiores se você não limitar as suas interações à procura do ganho econômico imediato. Essa é a proposta de outro modelo de rede: o netweaving.

O netweaving é a prática de fazer contatos e estabelecer relacionamentos profissionais, baseada em reciprocidade e desapego do resultado imediato.

Ambos modelos têm como propósito ampliar a sua rede e manter relacionamentos sadios com as suas conexões. Mas o modelo de netweaving incentiva as conexões entre pessoas que não necessariamente vão fazer business juntas. No netweaving, você pode se conectar livremente com pessoas e empresas do mesmo setor para que elas te ajudem a achar a pessoa certa para o seu negócio, ou simplesmente para conversar e pegar dicas e opiniões.

Qual seria o interesse das pessoas em fazer isso? Simples: elas ganham credibilidade, visibilidade, conhecimento sobre o mercado e sabem que ao indicar ou ajudar alguém, elas aumentam as chances de serem indicadas ou ajudadas em retorno. De forma mais coloquial: o mundo dá voltas.

Na indústria têxtil brasileira, o conceito do netweaving já é muito presente nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, onde profissionais do setor se reúnem em grupos para trocar dicas e recomendações.

A Weavinn, cujo nome remete ao netweaving e a tecelagem em inglês (weaving), entendeu que essa prática é extremamente eficiente e adequada a um contexto de indústria fragmentada sem monopólios e está criando um ambiente online para incentivar esse modelo de cooperação popularmente conhecido como modelo “ganha-ganha”. 

COM QUEM E COMO SE CONECTAR

O objetivo da Weavinn é simplificar a interação entre todo o setor têxtil e de confecção através do netweaving. Assim, ela busca:

  • criar um ambiente online, facilmente acessível para todos, onde cada membro da comunidade têxtil possa criar gratuitamente um perfil para descrever a sua atividade e melhorar a sua visibilidade;
  • permitir que cada membro possa ser encontrado facilmente, independente do tamanho do seu empreendimento, graças a uma ferramenta de busca com filtros específicos da indústria têxtil;
  • facilitar a interação livre entre os usuários na plataforma com fóruns e chats, ou fora dela, fazendo o vínculo com aplicativos de mensagens instantâneas;
  • ajudar a tomar decisões na hora de escolher os seus parceiros, com um sistema de avaliações feitas pelos usuários e perfis verificados.

Para começar, a primeira versão da plataforma da Weavinn, que entrará no ar no início do segundo semestre deste ano, permite que cada profissional crie gratuitamente um perfil detalhado para anunciar o seu negócio, seja uma empresa ou um empreendimento pessoal. Também será possível postar fotos e criar um botão de contato pelo Whatsapp. Todos os perfis criados serão acessíveis através da ferramenta de busca.

As próximas versões da plataforma da Weavinn, que serão lançadas no decorrer de 2021, terão novas ferramentas destinadas a facilitar e dinamizar as trocas entre os membros da comunidade têxtil, tais como a possibilidade de criar um catálogo de produto, fóruns e espaços de troca e até mesmo uma ferramenta para compartilhar os seus projetos, ideal para captar pessoas interessadas em participar.

Se você tem interesse em participar da criação da comunidade Weavinn e acompanhar esse projeto ambicioso desde o início, venha já se inscrever na lista de espera e seja um pioneiro dessa aventura que vai revolucionar a indústria têxtil no Brasil.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe aqui seu comentário

Mostrar
Esconder
Weavinn Blog
Logo