Tecnologia de eliminação de gargalos

Tempo de Leitura: 2 minutos

Por José Roberto Schumacker

Afirmo que o “gargalo” é quem dita as regras para a sua produção.

De nada adianta grande produção em uma das fases do processo se, de repente, a outra não acompanha.

Partindo da premissa que produção é peça “pronta”, preciso ter um equilíbrio entre suas fases. 

Nunca é demais lembrar que no processo produtivo a entrada de mercadoria deve ser igual à saída, ou seja, eliminar qualquer chance de acúmulo intermediário.

O fluxo produtivo é o caminho para bons resultados e na verdade ele só acontecerá com esse equilíbrio operacional.

Os gargalos apresentam-se como os inimigos fortes desse fluxo e desta forma vão exigir toda atenção dos administradores da produção. Quando os inimigos são claros temos uma possibilidade maior de eliminá-los, quero dizer com isso que quanto mais cedo tivermos conhecimento do problema, mais rapidamente resolveremos esse problema.

Para praticarmos as regras da TEG (Tecnologia de Eliminação de Gargalos) precisamos comprometer as pessoas do grupo de trabalho, onde todos deverão estar voltados para resultados. 

Num passado, não muito remoto, as líderes de produção advogavam em favor da operação e não do produto final. Grande erro! Não existe produção se não alinharmos as operações. Isso significa que não tem sentido fazer uma grande quantidade de peças numa operação só porque é simples, sabendo que a operação complexa não tem o mesmo resultado. Sendo mais claro com números:- 

Primeira operação – tempo = 1 minuto – produz 60 peças/hora.

Segunda operação – tempo = 2 minutos – produz 30 peças/hora.

Desde que não se tenha duas máquinas para fazer a segunda operação, pergunto: qual a vantagem em se fazer 60 peças na operação primeira? Perda de mão de obra! Excesso de peças na segunda operação, acúmulo intermediário, elevação de custos operacionais, entre outras perdas.

Todo produto apresenta gargalo de produção, seja na dificuldade da operação ou no número reduzido de recursos para executá-la, porém, só conseguiremos combate-lo com uma receita de fabricação que tem como princípio equilibrar a diferença dos tempos padrões de tais operações. 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe aqui seu comentário

Mostrar
Esconder
Weavinn Blog
Logo