2ª AÇÃO VENCEDORA: NEGOCIAR E CORTAR GASTOS

Tempo de Leitura: 3 minutos

cortar gastos

Cortar gastos para vencer a crise. Neste artigo mostramos onde atacar para reduzir ao máximo os gastos dentro de sua empresa neste momento de crise.

Com o mapeamento da situação e um planejamento feito, após alguns possíveis cenários desenhados, o próximo passo imediato é reduzir as despesas de sua empresa.

Esteja preparado e aberto a adaptar seu negócio, a buscar fornecedores alternativos para compra de matéria-prima, e até suspender temporariamente alguma(s) de suas operações, caso não vá gerar receita a curto prazo.

Negociar, cortar gastos e fortalecer parcerias!

Reavalie os contratos

O primeiro passo é reavaliar os contratos já firmados com seus fornecedores. Negocie bastante para ter o melhor preço, um prazo maior ou descontos sobre pagamento à vista (Se tiver um fluxo de caixa saudável, este é o momento negociar grandes descontos com pagamento a vista).

Alguns fornecedores podem ser mais maleáveis e oferecerem possibilidade de troca. Basta conversar para entender que tipo de negociação é possível fazer, principalmente se conseguir trocar aquilo que ficou parado por produtos com maior giro.

Reveja contratos de aluguel e condomínio em prédios, lojas e shoppings

Caso seu estabelecimento esteja fechado, o pagamento integral é injusto, uma vez que seu imóvel ficará fechado durante o período da crise.

A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) anunciou que lojistas de shopping terão isenção de aluguel durante o fechamento dos empreendimentos, enquanto existir uma determinação do governo.

O Código Civil estabelece que o devedor não responderá pelo prejuízo causado pela força maior, que é uma situação imprevisível/inevitável causada por ação da natureza. A pandemia do coronavírus é uma situação de “força maior”.

Fortaleça parcerias com seus fornecedores e outros empresários do mesmo segmento

Nem toda empresa é seu concorrente, existem pessoas que podem te ajudar a superar a crise, converse com todos, faça benchmarking (análise das melhores práticas adotadas por outra empresa do mesmo setor) e invista no trabalho em conjunto.

Explorar as iniciativas do Governo

O governo federal anunciou algumas medidas para amenizar a crise econômica causada pelo coronavírus, como:

  • Postergação do vencimento dos tributos federais relativos ao Simples Nacional. O acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.
  • O pagamento do FGTS com vencimento para abril, maio e junho será prorrogado, conforme regulamentação da MP 927/2020. Ou seja: o FGTS poderá não ser pago no mês de vencimento e parcelado em até seis vezes, com vencimentos a partir de julho;
  • Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander, irão prorrogar por 60 dias, os vencimentos de dívidas de seus clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas. Isso não se estende às dívidas no cartão de crédito e cheque especial nem inclui boletos de consumo (água, luz, telefone) e tributos. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia.
  • O Banco do Brasil liberou operações de crédito para garantir a liquidez financeira das micro e pequenas empresas. Eles poderão prorrogar as próximas duas parcelas a vencer, que serão migradas para o final do cronograma de pagamento de suas dívidas. A incidência dos juros será diluída ao longo do cronograma de pagamentos;
  • Medida Provisória 927: Flexibiliza algumas medidas com colaboradores, como home office, uso de banco de horas e antecipação de feriados e férias individuais ou coletivas;
  • Medida Provisória 936: Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda decorrente do coronavírus (covid-19), e estabelece uma alternativa para que os trabalhadores não precisem ser demitidos durante essa crise, possibilitando ao empregador aplicar uma redução proporcional de jornada e salário, ou suspensão do contrato de trabalho;
  • Para empresas que faturam entre R$81 mil a R$10 milhões por ano, o Programa Empreenda Rápido flexibiliza linhas de crédito, com aumento do prazo para financiamento e tempo de carência, além de redução na taxa de juros;
  • Empresas de grande porte, e com grande número de colaboradores pode Negociar as regras do acordo coletivo junto aos sindicatos, propondo uma alteração temporária, durante o período da crise.

Uma vez que você atuou para enxugar suas despesas, está na hora de partir para a 3ª Ação Vencedora, que é encontrar alternativas para continuar gerando receita.

Confira como fazer isso em nossa próxima publicação, e bora vencer esta crise, afinal, #juntossomosmaisfortes

3ª Ação: Como Gerar Receita em Meio a Crise >> Leia aqui!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe aqui seu comentário

Mostrar
Esconder
Weavinn Blog
Logo