1ª AÇÃO VENCEDORA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA VENCER NA CRISE

Tempo de Leitura: 2 minutos

vencer na crise através de planejamento estratégico

Em uma série de três publicações, vamos apresentar em um formato simples, três iniciativas para vencer esta crise, e como você, dono de um negócio ou gestor, pode aplicar cada uma delas dentro de sua empresa.

  • 1ª Ação: Planejamento Estratégico
  • 2ª Ação: Enxugar Gastos
  • 3ª Ação: Gerar Receita

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – PRIMEIRA AÇÃO

Sentar, respirar e fazer o reconhecimento a área!

Parece frase de escoteiro, mas é o que mais temos recomendado ultimamente, a todas empresas que nos procuram para encontrar soluções, e superar esta crise.

No mundo empresarial tudo se inicia com um bom planejamento estratégico, estudo este que dividimos em três pilares, conforme abaixo:

  • Saber onde estou. Qual minha situação atual;
  • Saber onde quero chegar. Meu objetivo;
  • Definir os meios para alcançar este objetivo.

O objetivo aqui já está claro, é sair desta crise sem falir. Isso é vencer na crise. Então agora para definir como faremos isso, é hora de sentar e analisar alguns fatores:

Liste todas sua obrigações financeiras essenciais

  • Aquelas sem as quais sua empresa não consegue operar, como: Aluguel; água; energia; internet caso seu negócio tiver presença online, etc.

Liste todos os investimentos estratégicos

Aqueles que são importante para sua empresa continuar gerando receita, por exemplo seu principal vendedor ou investimento em uma publicidade paga na internet, caso tenha um negócio com presença online.

Liste todos os gastos não essenciais

Aqueles que em um momento de crise devem ser cortados, como: Materiais de escritório; sobre-estoque de matéria-prima; hora extras; viagens; treinamentos não estratégicos para gerar receita no curto prazo; contratações; veículos alugados; patrocínios sempre que não implicar em multa por rompimento de contrato; serviços/operações que não contribuem para o funcionamento essencial da empresa ou geração de receita, etc.

Feito isso, simule cenários para provisionar todas suas despesas e receitas dos próximos meses. Não deixe de considerar o cenário de quando tempo sua empresa sem faturamento, somente com o caixa atual.

Dica: Caso você tenha total domínio sobre as contas a pagar e receber, nossa sugestão é que marque uma reunião com seu contador, e peça ajuda para elaborar estes cenários futuros.

NOTA: O Objetivo desta primeira análise é ter muito claro, qual o faturamento semanal/mensal mínimo necessário para que sua empresa não quebre durante a crise, e identificar as oportunidades para redução de gastos.

Uma vez que você que você tem isso bem definido, está na hora de partir para a 2ª Ação, que é reduzir todas as despesas não essenciais para a sobrevivência de seu negócio.

Confira como fazer isso em nossa próxima publicação, e bora vencer esta crise, afinal, #juntossomosmaisfortes

2ª Ação: Negociar e Cortar Gastos

>> Leia aqui!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe aqui seu comentário

Mostrar
Esconder
Weavinn Blog
Logo